sábado, 17 de maio de 2014

Conheça as comidas pseudo-saudáveis



Todo mundo que quer perder peso e faz dieta segue um ritual: cortar os carboidratos da vida e adicionar mais frutas, legumes, hortaliças e alimentos light ou diet. Mas nem tudo são flores: alguns desses alimentos que todos pensam ser saudáveis na verdade são cheios de sódio e gorduras saturadas. Saiba quais são e modere o seu consumo.

Suco de caixinha


Eles são bonitinhos, coloridinhos, sem corantes artificiais e com poucas calorias. Bom, isso é o que diz o rótulo. Mas não caia nessa: esses suquinhos são infestados de açúcar, corantes e conservantes, mesmo os chamados lights. Até mesmo os de soja são perigosos, que podem provocar alergias em crianças com menos de dois anos. O ideal é você aproveitar para fazer uma caminhada até a feira, comprar as frutas da época a preço de banana e fazer os seus próprios sucos em casa. Além disso, é aconselhado que você beba esses sucos em no máximo 1 hora. Então nem pense em fazer dois litros de suco e deixar pra tomar durante o dia ou a semana, pois os nutrientes e as vitaminas da bebida já não estarão mais lá, esperando por você para te nutrir e melhorar seu sistema imunológico. A Vitamina C, por exemplo, é a primeira a dizer adeus. Sem contar que suco de laranja e de limão que não é bebido na hora azeda e ninguém consegue tomar depois.

Barrinha de cereal


Essa aí é uma loba calórica em pele de cordeira saudável. Por quê? A barrinha é popularmente conhecida por ter poucas calorias e por ser uma boa fonte de fibras. Até aí, tudo é divino e maravilhoso, mas fique atento ao tipo de barra que você vai comprar. Algumas são entupidas de coisas que você, pelo menos em tese, cortou da dieta (como os chocolates), e da aveia, nem sinal. Dê um confere no rótulo das embalagens só pra ver se o produto não tem muito açúcar, sódio, conservantes e gorduras saturadas. E não exagere no consumo. Outra boa dica é aprender a fazer as suas próprias barrinhas! É só clicar neste link e colocar a mão na massa.

Refrigerante light



Os refrigerantes são os primeiros a voarem da dieta de quem tá de dieta. Porém, os mais aficionados pela gasosa sempre dão um jeitinho de unir o gostoso ao saudável tomando o famoso refri light, que tem zero calorias. Tá bom. Mas e o açúcar, os corantes e os conservantes? Rááá... Estão escondidinhos nas informações nutricionais, que ninguém lê. O sódio é o primeiro a marcar presença, e todos sabem que em excesso faz muito mal à saúde: pressão alta é só um dos problemas que ele provoca.

Pão multigrãos


Você sabe que a pessoa tá de dieta ou quer ter uma alimentação balanceada quando ela vai à padaria (ou ao supermercado) e escolhe aqueles pães multigrãos, que misturam o trigo, a aveia, o gergelim, a linhaça e companhia bela. Todavia, esses pãezinhos podem ter uma má surpresa... os grãos podem ser refinados e consequentemente, não possuírem as famosas doses cavalares de fibras e ferro das quais você tanto precisa. É melhor ler (mais uma vez) as tais informações nutricionais para ver o quanto de vitaminas você consumirá se comer deste pão.

Bebida isotônica



Na mesma linha de pensamento do item anterior, todo mundo sabe que a pessoa está malhando ou numa fase esportista quando compra aquelas bebidas isotônicas indicadas para quem justamente vai praticar esportes. Contudo, essas bebidas aí são cheias de potássio, sacarose e sódio, que podem provocar retenção de líquidos, ou seja, engordar. E isso pode ser um desastre para quem quer exatamente o contrário. Além disso, são contraindicadas para hipertensos, pessoas com problemas crônicos nos rins e diabéticos. Ou seja, se quiser matar a sede depois de dar aquela corridinha, beba água mesmo.

Catchup


O mané pensa: se é feito de tomate, então não faz mal, certo? ERRADO! O molho de tomate, apesar de ter herdado o poderoso antioxidante licopeno, foi contaminado com açúcar (popularmente usado no molho da macarronada do domingo para cortar a acidez), conservantes e sal para estender a validade do produto e potencializar o sabor, ou seja, se você está pensando em trocar o tomate pelo molho, mude de ideia antes que seja tarde demais.

 

Sopa em pó


Tudo bem que a sopa em pó não é lá muito consumida por quem tá de regime, e sim pra quem quer comer alguma coisa quente e rápida naqueles dias de frio, mas qualquer desavisado pode cair na besteira de exagerar na dose achando que essa sopinha rala e salgada é inofensiva e não faz mal a ninguém, ainda mais essa ao lado, que é de abóbora com carne, e todo mundo sabe das propriedades da abóbora e da carne, não é? Ledo engano. O motivo principal: SÓDIO. O grande vilão de quem quer fugir da pressão alta (que pode provocar problemas cardiovasculares). Se você é hipertenso, fuja dessa seção no supermercado sem olhar para trás. Se não é (nem pretende ser quando ficar mais velho), consuma moderadamente. Sem contar que os vegetais, legumes e outros alimentos usados nessas sopas são desidratados (quando não são artificiais) e perdem praticamente todas as suas propriedades nutricionais. Que fria, hein?

Se você leu tudo até aqui e descobriu que tudo o que você comia pensando ser bom para a saúde era calórico, calma. Saiba agora o jeito certo de levar uma vida saudável através de uma alimentação balanceada: Mantenha uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos integrais (de verdade) e muita água (3 litros por dia). Coma a cada três horas e em pequenas quantidades, pra não ter aquela fome monstruosa na hora do almoço ou do jantar. Se puder, não deixe de praticar alguma atividade física pelo menos três vezes por semana. E, se ainda está difícil, talvez esteja na hora de você procurar um nutricionista e um endocrinologista e pedir ajuda.

Tá vendo? Nem tudo está perdido, se você fizer tudo isso vai ter uma vida mais saudável e ainda de quebra perder uns quilinhos a mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário